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Tutorial
Tutorial

(1)Sob Ataque

a) Época de Conquistas Aberta!

• Não entrar em pânico!
• Identificar e renomear os ataques.
• Caso venham vários ataques a partir da mesma aldeia, à mesma velocidade (excepto se forem à velocidade de nobre), partir do princípio que pelo menos uma boa parte dos ataques dessa aldeia são Fakes.
• Organizar defesas, isto é:
→ Ver que aldeias estão sob que tipo de ataques e distribuir as tropas defensivas consoante a necessidade. Por exemplo, se uma aldeia tiver Incomings à velocidade de vikings, não será necessário defender (a não ser que a apoiem muito fortemente), pois se apenas retirarem as tropas e recursos não terão baixas nem nada. Se outra aldeia tiver uns Cleans e um NT a chegar, deverão apoiá-la mais fortemente.
• Depois das defesas devidamente organizadas, vejam se há aldeias que não conseguirão defender assim tão bem:
→ Se não as houver, coloquem tópico na aba de Defesa com as informações de quem ataca, mas sendo um tópico de carácter meramente informativo.
→ Se as houver, coloquem tópico na aba de Defesa e enviem mensagem aos membros da tribo que estejam mais próximos de vós, com as informações todas que puderem disponibilizar. Nesse tópico e nessas mensagens deverão deixar bem especificado as aldeias para onde precisam de apoio.

 

(2)Identificação de Ataques

a) Sem Premium:

1 - Estar online quando o ataque parte (essêncial);
2 - Ir a uma das Calculadoras de Distâncias e introduzir as coordenadas da vossa aldeia que está sob ataque e as coordenadas da aldeia atacante;
3 - Comparar o tempo de chegada do ataque com as durações de tropas que obtiveram na Calculadora. Logicamente, a duração mais aproximada do tempo de chegada do ataque será a correcta e, assim, descobriram a unidade mais lenta presente nesse Incoming (Incoming = Ataque a Chegar).


b) Com Premium:

1 - Estar online quando o ataque parte (essencial);
2 - Clicar no ataque para ver os detalhes deste;
3 - Clicar em "Mostrar Duração", para ver a duração de cada uma das unidades para percorrer a distância entre a aldeia atacante e a vossa aldeia atacada.
4 - Comparar as Durações com o tempo de chegada e, ao ver qual a duração mais próxima, clicar nessa unidade e, de seguida, no OK.
Assim, não só já sabem qual a unidade mais lenta presente nesse ataque, como já têm o ataque renomeado (renomeado de acordo com a unidade mais lenta, claro) para não se esquecerem dessa informação.

 

(3)Sniping

A táctica Sniping consiste em, ao receber vários Incomings e, ao identificar dentro destes, alguns que vêm com nobre, saltar os ataques de limpeza (Cleans) e matar só os nobres. Com esta táctica, conseguimos poupar tropas defensivas, defendendo na mesma as aldeias, mantendo-as com lealdade a 100%.

Exponho aqui vários cenários para que possam compreender melhor esta táctica :)

Cenário a)

Vocês têm 2 aldeias, uma ofensiva, outra defensiva. Um inimigo está enviar-vos 5 ataques para a aldeia ofensiva e, após identificação dos ataques, concluem que se trata de Clean seguido de Noble Train (Noble Train/NT = 4 ataques seguidos onde cada um vem com um nobre).

O Clean chega, por exemplo, às 12:45:10 e o NT chega das 12:45:12 às 12:45:15.

O que fazer?

Coordenar apoios da aldeia defensiva de forma a chegarem no intervalo de segundos entre o Clean e o NT e retirar as tropas da aldeia ofensiva, de forma a não as perder com a chegada do Clean.

(Para aqueles mais inexperientes:
Vão ao Planeador de Ataques do TW Stats, insiram as coordenadas da vossa aldeia que está sob ataque, coloquem a hora de chegada para as 12:45:11 (segundo de intervalo entre o Clean e o NT neste cenário, para que matem só os nobres) e, no jogador atacante, o vosso nick. No painel seguinte escolhem a unidade defensiva mais lenta que tiverem na aldeia defensiva (Espadachins, por exemplo...) e avançam para o painel final, que vos dará a hora exacta à qual enviar o apoio.

De seguida, na aldeia ofensiva enviam as tropas em apoio para a aldeia defensiva, de forma a que as tropas ofensivas fiquem livres do "perigo".)


Cenário b)

Um inimigo envia-vos 5 ataques para uma aldeia. Após identificação destes, concluem ser Clean + NT. Acontece que a vossa aldeia que está sob ataque não tem outras aldeias vossas perto o suficiente para lançar apoios a cair à hora desejada (ou, num cenário em que tenha, estão vazias ou têm tropas ofensivas que não deverão ser usadas ao defender).

Mais uma vez, por exemplo, o Clean cairá às 12:45:10 e o NT entre as 12:45:12.

O que fazer?

Hipótese a)

Se tiverem ainda mais de 30min-40min até que os ataques cheguem e tiverem aldeias coladas à vossa aldeia sob ataque, enviem tudo o que tiverem na aldeia sob ataque para uma aldeia qualquer das que estiverem coladas (sejam bárbaras, vossas, da tribo, etc) à vossa sob ataque.

De seguida, coordenem o retiro das tropas dessa aldeia de forma a que, ao retirarem, cheguem entre o Clean e o NT (podem, novamente, usar o Planeador do TW Stats, por exemplo).


Hipótese b)

Se já não tiverem tempo para efectuar a hipótese A, têm outra hipótese de sniping, mais arriscada e difícil de efectuar mas, quando bem feita, resulta muito bem. Esta exige tremenda concentração

Ao verem que já só faltam cerca de 5 minutos para que os ataques inimigos aterrem, peguem em tudo o que tiverem na aldeia e enviem em apoio para a aldeia que estiver mais próxima dessa que está sob ataque (seja aldeia de bárbaros, vossa, não interessa...). De seguida, fiquem MUITO atentos à duração dos ataques inimigos e à do vosso apoio. Quando tiverem passado cerca de 2 minutos e meio (quando o vosso apoio que dura, por exemplo, 22 minutos até chegar ao alvo estiver em 19m30s), aos incomings também deverão faltar cerca de 2 minutos e meio para chegar. Então, cancelem imediatamente!

Se isto for feito correctamente (atenção que aqui trabalhamos a nível de segundos, de modo que qualquer falha pode ser a morte do artista :P), matam os nobres e a aldeia fica vossa. Se não... Bom, podem sempre reconquistar a aldeia ou ter sorte de forma a que o NT não baixe a lealdade toda.

 

(4)FUBAR

Uma das tácticas defensivas mais engraçadas (e frustrantes, caso sejamos vítimas dela), a FUBAR (F*ck*d Up Beyond Any Reckoning).

Suponhamos que vem um Noble Train a caminho de uma aldeia vossa. Num cenário em que não têm muitas tropas disponíveis para "pôr o peito às balas" ou mesmo para só matar os nobres que vêm a caminho, eis o que devem fazer:
- Ter um (ou mais) nobre(s) numa aldeia vizinha há que está a sofrer NT.
- Retirar as tropas que estão na aldeia sob ataque.
- Baixar a lealdade da aldeia que está sob ataque com os vossos nobres das aldeias vizinhas, se possível até ficar abaixo de 20%.
- Coordenar um ataque de nobre (e respectiva escolta) de forma a chegar à vossa aldeia que está sob ataque imediatamente após o último ataque inimigo.

O que é que isto fará?

O 1º nobre inimigo conquistará. O 2º conquistará por cima e matará as tropas do 1º nobre. O 3º conquistará por cima e matará as tropas do 2º nobre... E assim sucessivamente. Depois disto, chega o vosso nobre que, calmamente, conquista de novo a aldeia, sem grandes chatices.

 

(5)BackTiming

Por vezes, a melhor defesa é realmente um bom ataque. Esta táctica consiste precisamente nisso, um contra-ataque exacto! :D

O Backtiming pode ser usado com os mais diversos fins, mas é particularmente útil no início do jogo, para destruir as tropas de um jogador mais ofensivo, ou um nobre que teima em atacar quem não deve :P

Um breve cenário para melhor explicar como se efectua esta táctica e a finalidade da mesma:

Vemos um ataque e, ao identificá-lo, concluímos que este pode consituir uma forte ameaça para nós. Surgem duas opções:
- defendê-lo custe o que custar
OU
- retirar tudo o que estiver na aldeia;

A primeira opção só é aconselhável caso tenhamos a certeza que conseguimos repelir o ataque ou, caso a aldeia esteja num estado crítico, o ataque seja de nobre e assim tenhamos uma chance de matá-lo.

Caso não seja uma situação das acima referidas, aconselho o retiro das tropas e recursos que estejam na aldeia.

Quando faltar pouco para o tal ataque chegar, abram uma janela/separador na página onde se visualizam os detalhes do ataque (jogador/aldeia atacante, jogador/aldeia-alvo, hora exacta de chegada, etc) e mantenham-na aberta até que o ataque chegue. Quando este chegar, a tal página mostrará a hora exacta a que as tropas do atacante estarão de volta à sua aldeia-origem.

Agora, caso consigam limpar as tropas que vos atacaram, planeiem (no planeador de ataques do TW Stats, por exemplo) uma investida à aldeia de onde partiu o ataque, de forma a chegar 1 segundo depois da hora de retorno das tropas atacantes.

Assim, se planeado e efectuado com sucesso, derreterão sem quaisquer chatices as ofensivas do melro que vos ousou atacar :D

Esta táctica, claro está, pode ser usada para eliminação de nobres e tudo isso... Muito útil, mesmo! :D

 

Tutorial por, FAKALOKA.